Nota de repúdio do Levante ao Shopping Parangaba


Nota do Levante Popular da Juventude em repúdio ao Shopping Parangaba

Mais um Shopping Center foi inaugurado em Fortaleza, localizado ao lado do terminal de ônibus da Parangaba, um pouco mais longe dos centros de classe média e alta de Fortaleza. 

No dia da inauguração do shopping, jovens que deveriam ter a completa liberdade de conhecer e andar tranquilamente por esse espaço, foram discriminados e expulsos. No vídeo gravado por um dos jovens, fica claro que o grupo estava apenas caminhando e conhecendo o shopping. Ainda assim, foram abordados pelos seguranças por serem pobres e negros.

Na nossa cidade, que tem pouquíssimas alternativas de lazer para a juventude, resta para nós, jovens, o direito de utilizar QUALQUER espaço sem sermos expulsos ou constrangidos. Vale ressaltar que a atitude dos seguranças, respaldados pela administração do shopping, foi criminosa.

Não admitimos que uma atitude racista, que humilha nossa juventude, passe despercebida. Nós, do Levante Popular da Juventude, repudiamos a atitude da administração do shopping e deixamos claro que a juventude não se calará diante de qualquer atitude racista e discriminatória.

Levante-se contra o racismo!

3 comentários:

  1. Minha irmã trabalha no shopping. Segundo ela, os jovens que foram expulsos do shopping estavam fazendo baderna. Algumas lojas tiveram até que fechar as portas, por medo de algum tipo de depredação. As filmagens mostraram apenas o ponto de vista dos que estavam sendo expulsos. Outro conhecido me falou que ele foi um dos que chamou a segurança para os jovens expulsos, ele diz que estavam divididos em dois grupos, brincando de brigar, ou algo parecido com isso. Sou totalmente positivo a manifestações contra o racismo, mas, neste caso , o Levante foi completamente infeliz. Uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Yago, respondi você no facebook. Colo aqui:

    Então, por que o ponto de vista que você traz é mais válido do que o ponto de vista do vídeo? Por que 'pirangueiro' não merece confiança? Com certeza, eles devem ter feito alguma coisa? Sempre fazem, não é?

    Eu só estou fazendo uma provocação. Um fato no seu ponto de vista me estranha: ninguém falou nada com eles, nenhum segurança. O rapaz do vídeo pergunta várias vezes o que foi que eles fizeram pra ter que sair do shopping e nunca o respondem. Tentam tomar o celular dele, mas não o respondem.

    Ademais a situação específica do caso do vídeo, o Levante está tentando publicizar o racismo que sim!, ainda existe em nossa sociedade. Seja nas ações da polícia, em shoppings (negro e pobre da periferia não é de hoje que é visto com esses olhos por segurança), seja em entrevistas de emprego, a cor da pele, principalmente da pele da periferia, é alvo de muita discriminação.

    ResponderExcluir
  3. Olá, André.

    A respostá é muito simples: é mais confiável o ponto de vista de testemunhas oculares de todo o fato do que o ponto de visto da filmagem de um trecho do ocorrido. O vídeo não mostra nada do que estava acontecendo antes. Quem estava lá e viu o ocorrido - o que não inclui vocês, infelizmente - pode testemunhar que os jovens estavam fazendo uma verdadeira algazarra, ao ponto de algumas lojas trancarem as portas, inclusive a loja onde minha irmã trabalha. Este testemunho é bem mais confiável que o de um trecho de vídeo.

    Sobre ninguém ter falado nada com eles, é de se esperar que não seja necessário explicar a um ladrão preso em flagrante, sem nenhuma ironia na ilustração, o motivo de ele estar sendo preso. Se os garotos estavam mesmo agindo como todos os que testemunharam alegam, então é normal que não haja a necessidade de ser argumentar com o qualquer um deles. Eu acredito que os seguranças foram ingênuos em não declarar no vídeo o motivo da expulsão - eles provavelmente não imaginariam que os garotos seriam vitimizados.

    Por fim, por mais que eu discorde de que o racismo exista em níveis tão alarmantes como você dá a entender - o que é tema para outra conversa, de preferência regada a um bom café -, sou totalmente à favor que lutem pela causa. Só discordo que o shopping merecesse ser o palco para isso.

    Transcrevo aqui um comentário que deixei no Youtube: "Se eu sou dono de um empreendimento deste porte e, nos dias de lançamento, tem um grupo de jovens incomodando meus clientes, eu os expulsaria da mesma forma. Não há nenhum sinal de racismo ou preconceito social no vídeo. O que o Levante está fazendo é vitimizando os vilões e criminalizando as verdadeiras vítimas. Uma pena que o pobre e o negro tenha se tornado intocável para muitos, mesmo quando estão errados".

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Premium Blogspot Templates
Copyright © 2012 Levante Popular da Juventude - Ceará